Print Friendly

Final de semana passado foi de muito sol aqui pelas bandas da minha terra e a Cacauzinha (claro!) foi parar na casa da comadre, na praia do Saco.

Sábado o dia amanheceu lindo e a água do mar estava particularmente limpa e cristalina, em tons que iam do verde água ao azul profundo.

foto

 

Aproveitei para preparar uma bebidinha super refrescante e que a mulherada adoooora…o Clericot! Ele teve origem na França, no século XIX e era composto por suco de limão, xerez, brandy e soda. Da França foi para a Argentina e Uruguai, onde a bebida consagrou-se. A receita original foi modificada e em vez de vinho tinto, começou a ser preparada com vinho branco ou espumante, cubos de fruta e açúcar. O vinho deve ser seco, já que as frutas têm o açúcar necessário para deixar a bebida doce. As jarras ideais são aquelas bojudinhas e com bico dobrado, para reter as frutas enquanto o líquido é servido. A bebida pertence à família dos ponches (misturas de bebidas alcoólicas com não alcoólicas)  e que em algumas versões, incluem frutas. Atualmente existem diversas variações para o preparo do Clericot, que podem incluir vodka, tequila e até mesmo o saquê.

As frutas mais usadas são a maçã, o abacaxi, o pêssego e o morango, mas você pode usar as frutas de sua preferência. O ideal é que a bebida fique colorida!

Olha só como o Clericot fica lindo!

foto 1 (16)

 

CLERICOT

Ingredientes

1 garrafa de prosecco (espumante) de boa qualidade

1 lata de pêssego em calda – escorra o caldo e reserve,  corte os pêssegos em cubinhos

1 maçã cortada em cubinhos

1 caixinha de morangos limpos e cortados em cubinhos

1/2 abacaxi cortado em cubinhos

2 kiwis sem casca, cortados em cubinhos

1 laranja em rodelas finas (com a casca)

Modo de preparo

Escorra o pêssego e reserve a calda numa vasilha. Corte a maçã em cubinhos e coloque na calda para que ela não escureça…

c3

 

Acrescente o pêssego em cubinhos…

c4

 

Em seguida o kiwi…

c5

 

Agora é a vez do morango…

c8

Em seguida o abacaxi…

c6

 

Tinha uma manga maravilhosa dando “sopa”, então retirei uma banda, cortei em cubinhos e juntei também…

c7

 

Lave bem a laranja e corte-a em rodelinhas finas. arrume num pratinho e mantenha na geladeira…

c1

 

Misture tudo delicadamente com uma colher, cubra com papel filme e conserve na geladeira. Na hora de servir, acrescente o prosecco, que deve estar bemmm gelado…

foto 1

 

Arrume as rodelas de laranja na lateral da jarra e coloque o Clericot. Sirva a seguir! Lá na casa da praia não tinha uma jarra bojuda e o jeito foi me virar com a que tinha disponível 😉

foto 2 (2)

 

O Clericot fez sucesso com a mulherada…

foto 2 (15)

 

 

foto 2 (16)

 

Você pode substituir o prosecco por um vinho branco seco (de boa qualidade). Nesse caso eu gosto de acrescentar uma soda ou então uma garrafinha de água mineral com gás. Você também pode colocar um pouco mais de açúcar, se preferir ele mais docinho!

Beijos e até a próxima!