Print Friendly

Passei grande parte da minha infância vendo a “nonna” Nina preparar ricota fresca para rechear os raviólis e canelones, nos dias de festa lá em casa. Eram litros e litros de leite fresco, que ela “talhava” com limão ou vinagre e depois de pronta, temperava com salsinha, azeite, noz moscada e um pouco de sal, as vezes colocava nozes picadas ou passas. Era o melhor recheio de ravioli do mundo!! Eu vivia andando pela cozinha e quando ela se distraía, eu enfiava a colher na panela de ricota e saia correndo. Eu adorava “roubar” um pouco daquele que era o melhor queijo, na minha visão infantil.

Durante muitos anos, essa mesma ricota era preparada todas as manhãs lá em casa. Minha mão colocava o leite para ferver e quando começava a subir, pingava umas gotas de limão. Em seguida a “massa” separava do soro, depois era colocada numa peneirinha, onde o soro escorria até a última gota. O queijinho então ia para a mesa e a gente se deliciava com torradas ou banana da terra cozida.

Eventualmente eu também faço essa ricota aqui em casa para rechear os canelones ou conchigliones…ou simplesmente para lembrar de uma infância que ficou pra trás! Ricota caseira para mim tem gosto de confort food! :)

Outra versão deliciosa que achei no blog “Com uma pitada de açúcar” é  mais cremosa, tipo um patê. Uma delícia para passar na torrada ou usá-la em outras preparações!

 

a17

 

RICOTA CASEIRA CREMOSA

Ingredientes

3 xícaras de leite

1 xícara de creme de leite fresco

2 colheres de suco de limão (usei o siciliano, mas você pode usar o thaiti, se preferir)

1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo

 

Primeiro passo é você preparar o recipiente que vai receber a ricota. Pegue uma peneira e acomode sobre um bowl. Em seguida cubra toda a peneira com um pano de prato limpo, dobrado ao meio…

a7

 

a10

 

Coloque o leite, o creme de leite e o sal numa panela e leve ao fogo…

foto (1)

 

a4

 

Quando começar a ferver, abaixe o fogo e coloque o limão. Deixe cozinhar por mais 3 minutos, mexendo sem parar…

a11

 

Coloque a mistura na peneira, para que todo o soro seja escorrido…

a12

 

Leve a geladeira por 1 hora e meia, no mínimo. Se você preferir uma ricota mais sequinha, tipo aquela que vende no supermercado, deixe na geladeira por mais tempo. Depois de descansar  pelo tempo desejado, coloque a ricota num pote hermeticamente fechado e mantenha na geladeira.

a8

 

a3

 

a2

 

 

a6

 

a20

 

 

A receita rende dois ramequins de ricota cremosa! Você pode temperar sua ricota com salsinha, orégano, azeite ou outras ervas de sua preferência, batê-la com tomate seco e preparar um delicioso antepasto. Pode também usá-la como base para outras preparações como recheio de um crepe ou de uma torta.

 

Beijinhos e até a próxima!