Print Friendly

Olá pessoal! Ontem preparei um moquequinha de polvo para a semana santa…afinal, não quero passar o feriado (e que feriado, heim!) na cozinha, né?! Vão me desculpando aí, porque as fotos são do celular. Como estou em semana de provas na faculdade e sem tempo para preparar postagens para o blog, acabei nem me preocupando em tirar fotos caprichadas, pois nem ia publicar a receita. Porém, quando coloquei a foto no Instagram algumas pessoas me pediram para passar a receita e como não gosto de deixar meus seguidores na mão, aqui estou eu, para satisfazer o desejo de vocês! :)

Vocês sabem que o polvo é borrachudo, não é?! Calma!! Não precisa você dar uma “surra” no bichinho para amaciá-lo. Basta coloca-lo numa panela com água, acrescentar 2 cebolas inteira (e se gostar, 2 rodelas de abacaxi e um copo de shoyu). Quando levantar fervura, marque 45 minutos, depois escorra e deixe esfriar…agora é só cortar em rodelinhas e começar a preparação. Você pode ver exatamente como faz, nessa postagem AQUI!

Depois que o polvo estiver pronto é só começar a preparação da moqueca!

foto 1 (4)

 

MOQUECA DE POLVO

Ingredientes

1 kg de polvo (pesado já cozido e cortado em rodelas, o que deve dar aproximadamente 2,5 a 3 kg de polvo fresco)

4 dentes de alho bem picadinho

1 cebola grande cortada em cubinhos pequenos

2 tomates bem maduros cortado em cubinhos pequenos

1/2 pimentão verde, amarelo e vermelho cortados em cubinhos pequenos

1 molho de coentro picado

1 molho de cebolinha verde picada

750 ml de leite de coco

500 ml de água

200g de extrato de tomate

1 colher de chá de colorau

1 pimenta dedo de moça picadinha (descarte as sementes)

Sal a gosto

Azeite q.b.

Modo de preparo

Numa panela, aqueça um pouco de azeite, refogue o alho por alguns minutos, em seguida acrescente o restante das verduras e a pimenta…

foto 1

 

 

Coloque o polvo, e refogue mais um pouco…

foto 2

 

 

Acrescente o extrato de tomate e misture bem, refogando por mais alguns minutos…

foto 3

 

 

Aqueça o leite de coco separadamente, eu uma outra panela (sem deixar ferver) e junte ao polvo….

foto 4 (1)

 

 

Misture bem para incorporar, acerte o sal e a pimenta. Deixe ferver por 30 minutos ou até que o leite de coco esteja cozinhado.  …

foto 2 (2)

 

 

Sirva como prato principal, ou como entrada, acompanhado de farofa de dendê! Você pode preparar essa receita, deixar esfriar e congelar num pote hermeticamente fechado para consumir posteriormente. O sabor vai ficar mais “apurado” e delicioso!

 

foto 1 (3)

 

 

A moqueca de polvo sempre está presente nas nossas farras lá na praia do Saco. E eu ainda transformo ela num delicioso arroz de polvo: cozinho o arroz separadamente, aqueço a moqueca, coloco creme de leite fresco e junto o arroz. Misturo tudo e sirvo. Todo mundo adora o meu arroz de polvo de “preguiçoso”  :)

foto 3 (4)

 

 

É isso aí! Fácil, né? Beijinhos e até a próxima!