Print Friendly

Quem me segue a mais tempo, sabe que eu curto demais um risoto…talvez pela facilidade de ser um prato único. Tecnicamente falando, o risoto é um prato italiano (lá se escreve risotto) onde a gente frita rapidamente o arroz arbóreo (ou o carnaroli) com a cebola, num fio de azeite (esse processo se chama “tostaura” e é importante, pois vai regular a liberação do amido durante o cozimento). Depois colocamos um pouco de bebida alcoólica (normalmente o vinho) e o caldo (que pode variar de acordo com o sabor do risoto), que deve ser colocado aos poucos, até que o arroz libere o amido e esteja “al dente”.

Ganhei da comadre um pacotinho de porcini e usei para fazer um risoto, que por sinal, ficou divino. O bom de usar cogumelos é que ele substitui perfeitamente a carne…vamos a receita?!

 

foto 2 (5)

 

RISOTO DE PORCINI

Ingredientes

2 xícara de arroz arbóreo

1 cebola em brunoise (bem picadinha), separe em duas porções

100 ml de vinho branco seco

100 g de porcini seco

1 e 1/2 litros de água fervente para reidratar o porcini

Azeite o quanto baste

1 colher de sopa de manteiga

Sal e pimenta do reino a gosto

10 cogumelos Porto Belo

2 colheres de sopa bem cheia de Mascarpone

50 g de queijo parmesão ralado na hora

Modo de preparo

 

Coloque 1 litro e meio de água para ferver. Assim que começar a subir as bolinhas, desligue o fogo e coloque os porcinis para reidratar…

foto 1

 

Deixe os porcinis imersos na água por 30 minutos…

foto 2

 

Agora você vai coar e separar os porcinis do líquido que se formou, mas você vai guardar esse líquido, pois é com ele que você vai cozinhar o risoto.  Se você tiver um “chinois” bem fininho (aquela peneira em forma de chapéu de chinês) use ele, senão…coe o líquido num pano limpo…

foto 5 (1)

 

Eu gosto de passar o caldo no chinois ou num pano para retirar todos os possíveis resíduos…

foto 4 (1)

 

Reserve o caldo na panela, pois você irá usa-lo para cozinhar o risoto e pique os porcinis em pedaços pequenos e reserve também…

foto 1 (2)

 

Enquanto isso prepare um refogado de cogumelos Porto Belo para finalizar o risoto (se você quiser pode não fazer esse refogado…ele não vai interferir no sabor do risoto, fiz apenas para finalizar e decorar o prato). Lave os cogumelos Porto Belo e corte-os em fatias finas…

foto 3

 

Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e refogue metade da cebola, em seguida acrescente os cogumelos…

foto 5

 

foto 3 (1)

 

Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, desligue o fogo e reserve…

foto 2 (1)

 

Comece a preparar o risoto. Leve a panela com o caldo do porcini (aquela água que você reidratou o porcini) ao fogo e espere ferver. Coloque azeite numa panela e refoque a outra metade da cebola, até ela ficar transparente. Acrescente o arroz e faça a tostatura (frite ele por alguns minutos)…

foto 4 (2)

 

Acrescente o vinho branco (seco, não esqueça)…

foto 5 (2)

 

Agora coloque o porcini picadinho…

foto 1 (6)

 

Misture e vá colocando o caldo do porcini aos poucos, concha por concha (você pode temperar esse caldo com sal e pimenta do reino ou você pode temperar o risoto no final)…

foto 2 (6)

 

A medida que o arroz for secando, vá colocando mais caldo até que o arroz esteja “al dente” (um pouco firme no meio do grão). Então coloque o mascarpone e misture para incorporá-lo ao risoto…

foto 3 (5)

 

Em seguida coloque o parmesão…

 

foto 5 (4)

 

Misture o queijo até que ele derreta (se for necessário acrescente mais um pouquinho de caldo), em seguida desligue o fogo e finalize o risoto com a manteiga, para dar o brilho…

foto 1 (3)

 

Mexa para a manteiga incorporar…

foto 2 (3)

 

Sirva com o refogado de Porto Belo por cima e decore a gosto. Lembre que o risoto é um prato que tem que sair do fogo para a mesa…

foto 5 (3)

 


foto 4 (4)

 

Beijinhos e uma ótima semana a todos!