Print Friendly

Olá meu povo!! Primeiramente quero pedir desculpas a vocês. Larguei todo mundo aqui sem dar nenhuma satisfaçãozinha sequer, né?!…podem me xingar!! rssss

Foram tannntos problemas que vocês não imaginam! O HD do meu computador deu “pau”…perdi tuuuuudo, inclusive algumas receitas que já estavam fotografadas, prontas para entrar no site. Paralelo a isso, vieram os cursos e com a proximidade das festas de final de ano, vieram também muitas encomendas (graças a Deus). Como vocês sabem, publicar uma receita requer tempo com preparação, fotos, edição e escrita da postagem. E o tempo realmente passou voando!

Como o ano acabou de iniciar, ainda dá tempo de desejar a todos vocês um FELIZ 2015! Que esse ano seja abençoado para nós e que a paz e a saúde reine em nosso lar!

Vambora deixar de conversa e ir direto ao que interessa! Afinal, vocês passam por aqui atrás de receitinhas fáceis e gostosas, não é mesmo?? Hoje vou passar a receita de um risoto de beterraba com abobrinha que fiz outro dia aqui em casa e ficou super gostoso! É bem simples, mas pra ele ficar assim, bem vermelhinho, tem um segredo!  😉

 

IMG_3001

RISOTO DE BETERRABA COM ABOBRINHA

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbóreo

1/2 cebola roxa cortada em cubinhos pequenos

3 colheres de sopa de pó de beterraba

1,5 litros de caldo de legumes (usei o Sazón 0% de gordura)

1 abobrinha cortada em cubinhos (sem o miolo)

3 beterrabas grandes

1 colher de sopa de manteiga

70 ml de vinho tinto seco

3 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo

Primeiro, corte a abobrinha em cubinhos, descartando o miolo. Coloque uma panela com água no fogo e assim que levantar fervura, coloque a abobrinha por 1 minuto…

IMG_2934

 

Passado 1 minuto, escorra a abobrinha e coloque imediatamente numa vasilha com água e gelo, para fazer o branqueamento e a cor ficar vibrante…

IMG_2935

 

Em seguida escorra e reserve…

IMG_2936

 

Descasque as beterrabas e coloque-as para cozinhar no caldo de legumes (assim elas vão soltar “tinta” no caldo)…

IMG_2939

 

Quando as beterrabas estiverem cozidas, retire do caldo, separe 1 beterraba e corte-a em cubinhos. As outras duas você vai bater no liquidificador com 2 conchas do caldo, formando uma pasta (aí tá o meu segredo pra deixar o risoto com uma cor bonita)…

IMG_2942

 

Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo para aquecer. Refogue a cebola roxa…

IMG_2952

 

Junte o arroz e refogue mais um pouco…

IMG_2953

 

Agora coloque o pó de beterraba (aqui em Maceió eu comprei na Gusto)…

IMG_2954

 

Em seguida, acrescente o vinho tinto…

IMG_2956

 

IMG_2958

 

Coloque agora 2 conchas de caldo (que você deve manter aquecido durante todo o processo de cozimento do risoto), e reserve a “pasta de beterraba” para juntá-la no final…

IMG_2965

 

Sempre que o caldo estiver secando acrescente mais duas conchas de caldo e vá provando o arroz até que ele comece a ficar “al dente”, mas ainda esteja resistente no meio…

IMG_2969

 

Nesse momento, você junta a pasta de beterraba e põe mais um concha de caldo. Você vai ver que a cor do risoto ficou mais forte, mais bonita. Junte também a beterraba em cubinhos…

IMG_2970

 

Quando o caldo secar um pouco (mas se mantiver ainda úmido), acrescente a manteiga e a abobrinha (separe algumas para colocar na decoração). Misture delicadamente…

IMG_2992

 

Sirva imediatamente. Nunca esqueça que o risoto deve sair do fogo para a mesa 😉

IMG_3003

 

IMG_3004

 

Para oferecer esse risoto as crianças, você pode passar todas as beterrabas no liquidificador :)

Beijinhos e até a próxima!