Print Friendly

Abri o freezer procurando alguma coisa para preparar o almoço e eis que no fundo de uma gaveta, encontrei um pedaço de filé que já estava esquecido por lá há alguns dias. Descongelei o bichinho, mas não queria nada trabalhoso, porque época de férias vocês já sabem né?? Nada de coisa complicada! Lembrei que meu pé de manjericão estava enorme, precisando de uma boa polda…então resolvi preparar um pesto genovês para deixar meu filézinho com um ar mais elaborado  😉

Tudo bem!! Eu sei que o pesto é o par perfeito da massa, mas você sabia que ele também fica uma delícia com carne, frango e até mesmo um bom peixinho??

O pesto genovês é um molho para ser servido frio e é símbolo de Gênova e de toda a região da Ligúria. Sua preparação é extremamente simples, entretanto, para ser considerado verdadeiramente genovês, temos que seguir algumas regras quanto ao preparo e ingredientes. A começar pelo manjericão, de preferência o genovês, que tem as folhinhas pequenas e côncava, sempre fresco; azeite extra-virgem de boa qualidade, já que o molho é comido cru; o pinoli, que vai dar textura ao molho (aqui no Brasil o pinoli é caro, então você pode substituí-lo pelas nozes ou castanha-do-pará); queijo peccorino (feito com leite de ovelha), mas você pode usar um bom parmesão ralado na hora, ou até mesmo misturar os dois tipos na proporção 1:1; o sal é opcional, pois o queijo já é salgado, mas se você for usar, dê preferência ao sal grosso, pois possui menos aditivos químicos, não escurece as folhas e mantem o verde mais vivo. Para finalizar, o pesto deve ser preparado no mortar (espécie de pilão feito de pedra), onde as folhas serão maceradas. Entretanto, devido a falta de tempo, você pode prepará-lo no liquidificador ou num mix.

 

IMG_3042

 

PESTO GENÔVES

Ingredientes

1 xícara de chá de manjericão fresco (usei o genovês, tenho um pé em casa)

1/2 xícara de chá de azeite

100 g de queijo peccorino (usei 100% parmesão ralado na hora)

3 colheres de chá de pinoli (você pode usar nozes, castanha-do-pará ou até mesmo a de caju)

1 colher de chá de sal (opcional, mas eu usei)

4 dentes de alho

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Coloque o azeite no liquidificador, em seguida o alho…

FullSizeRender

 

Higienize as folhas de manjericão e seque-as muito bem…

IMG_3002

 

Coloque as folhas de manjericão no liquidificador e junte os pinolis…

IMG_3005

 

Junte o queijo e bata por alguns minutos até formar uma pasta. Na metade do processo, experimente e veja se precisa de sal. Só então salgue com uma colherzinha de sal grosso e coloque um pouco de pimenta do reino moida na hora. Bata mais um pouco…

IMG_3022

 

Seu molho pesto está pronto para usar, mas você também pode guardá-lo por alguns dias na geladeira, em um recipiente bem fechado.

Agora vamos ao filé. Enrolei o danado num pedaço de filme plástico, bem apertado e levei ao freezer por 20 minutos…

IMG_2906

 

Em seguida, cortei em medalhões com dois dedos de espessura…

IMG_3008

 

Temperei com sal e pimenta do reino e levei para grelhar numa frigideira untada com um pouco de azeite…

IMG_3025 (1)

 

IMG_2972

 

Arrumei os medalhões nos pratos e reguei com o molho pesto. Ficou uma delícia!

IMG_3046

 

IMG_3047 (1)

 

Outras receitas deliciosas de filé você encontra aqui, aqui e aqui!

Beijokas e até a próxima!