Print Friendly

O poder da culinária saudável para a mente!

 

Business Infographics circle

 

Nos dias atuais, todos nós sabemos da importância de manter o corpo saudável, praticando atividades físicas e escolhendo uma boa alimentação. Estes dois aliados também são fundamentais para a saúde da mente, assim como dormir bem, ouvir música, relaxar e ficar bem longe de situações estressantes, afinal, a velha citação ”mens sana in corpore sano” não ficou famosa à toa.

Cuidar da mente, manter uma boa memória reflete diretamente no raciocínio, na concentração e em outras habilidades necessárias para o bom desempenho profissional. Isso não é uma tarefa tão complicada quanto parece. Dicas simples de alimentação, por exemplo, podem fazer milagres no nosso dia a dia.

O cérebro, assim como o resto do corpo também precisa de elementos como minerais, vitaminas, aminoácidos, glicose e outros nutrientes para o seu bom funcionamento. Portanto, estar atento a ingestão adequada dessas substâncias é fundamental para as atividades mentais.

Imagina o que uma alimentação correta pode fazer a favor de quem tem a mente como maior aliada profissional. Um ótimo exemplo de quem precisa usar ‘e muito’ a concentração e a inteligência é o atleta brasileiro, destaque do Team PokerStars Pro, Andre Akkari. Ele, mais do que ninguém, precisa ter uma memória em forma para enfrentar os adversários, ter raciocínio rápido e lógico para executar suas jogadas.

O atleta conta que se ligou mais neste assunto durante sua participação no PCA 2013 (PokerStars Caribbean Adventure),um torneio anual de poker no Caribe. Na época, conheceu o jogador ucraniano Eugene Katchalov que seguia uma dieta orientada pelo seu treinador. Desde então, André começou a mudar sua alimentação e isso refletiu em sua vida profissional. Perdeu 27 quilos, se tornou mais saudável em todos os sentidos, inclusive a sua capacidade de concentração e raciocínio está cada dia melhor.

Vamos seguir o exemplo do campeão e conhecer alguns hábitos alimentares para deixar a nossa cabeça em forma?

Um cardápio variado é o segredo para a saúde da mente

Alguns alimentos têm papel especial no bom funcionamento da memória. Entre eles, cereais, grãos, hortaliças, frutas, laticínios, carnes, aves, peixes, ovos e castanhas devem fazer parte da dieta. As gorduras, óleos e açúcares devem ser consumidos sim, mas em menores quantidades.

O cérebro funciona com a energia retirada da glicose sanguínea, que por sua vez é mantida em bons níveis com o consumo de proteínas encontradas em alimentos como laticínios, ovos, cereais integrais, legumes e frutas.

Estes alimentos consumidos nas primeiras horas da manhã são mais bem aproveitados pelo organismo, pois neste período do dia, os hormônios que convertem proteínas em glicose estão em níveis mais elevados. Assim, ao longo do dia, fica acumulada a energia necessária para o aprendizado e o bom desempenho da mente. É importante ressaltar que a glicose obtida através de pães, biscoitos, açúcares e outros carboidratos, quando consumidos de forma exagerada, diminui a concentração por causar sonolência.

Alimentos ricos em vitaminas B-12, B-6 e ácido fólico também são importantíssimos, pois facilitam a memória, regulando as funções cerebrais e o sistema nervoso, por ativarem os neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios).

Não menos importante, o grupo de alimentos antioxidantes, que combate os radicais livres – clássicos como as vitaminas C, E e beta-caroteno, além de alguns minerais como zinco, selênio e fósforo protegem as células do envelhecimento. Os alimentos que os contém como frutas, vegetais, legumes e castanhas devem ser consumidos diariamente.

Veja uma lista de substâncias importantes para o bom funcionamento do cérebro e os alimentos em que estão concentradas:

Glicose – Nos cereais integrais, legumes e frutas.

Carboidratos – Nos pão integral, arroz integral, cereais e frutas.

Vitaminas do complexo B:

  • Vitamina E – Em azeites vegetais, cereais e verduras frescas.
  • Vitamina C – Nas frutas cítricas como laranja, limão, acerola e kiwi.

http://cdn2.stylecraze.com/wp-content/uploads/2013/06/Top-25-Vitamin-C-Rich-Foods-You-Should-Include-In-Your-Diet.jpg

  • Vitamina B1 (Tiamina) – Nas carnes, cereais, nozes, verduras e cerveja.
  • Vitamina B3 (Niacina) – Em carnes e miúdos, trigo integral, legumes e levedura fermentada.
  • Vitamina B6 (Piridoxina) – No fígado e carnes vermelhas, grãos integrais, batatas, vegetais verdes e milho.
  • Vitamina B12 (Cianocobalamina) – Nos  alimentos de origem animal, carnes, miúdos, laticínios e ovos.

Minerais:

  • Zinco – Em carnes vermelhas, laticínios, ovos, ostras, frutos do mar e fígado.
  • Selênio – Nos grãos integrais, carnes, frutos do mar, castanhas e abacate.

 

FullSizeRender (1)

 

  • Fósforo – No leite, carne bovina, aves, peixes, ovos, cereais, leguminosas, frutas, chás e café.
  • Ferro – Nas carnes vermelhas, principalmente fígado ou vísceras, aves e peixes; também nas verduras como agrião, couve e espinafre; e nas leguminosas como feijões, grão-de-bico, ervilha e lentilha; e grãos integrais.

Os ‘moderninhos’:

  • Fisetina – Flavonoide presente nas frutas vermelhas (principalmente o morango), tomate, cebola, pepino, maçã, pêssego, uva e kiwi.
  • Ômega3 – Ácido graxo essencial presente em peixes como atum, salmão, cavala e arenque.

 

FullSizeRender (2)

 

  • Cafeína – No café (consumir até quatro xícaras de 200 ml diariamente), chá preto e chocolate amargo.

O que evitar:

Nem bom para o corpo, nem para a mente – alimentos com muita fritura e açúcares em excesso, como refrigerantes, alimentos enlatados (que contêm aditivos e conservantes), adoçantes, álcool e fumo, também afetam o bom desempenho de memória.

Confira agora uma ótima receita de suco funcional para a memória, rico em fisetina, a substância que fortalece e estimula a formação de conexões entre neurônios. Além de saudável é delicioso e super indicado para ser consumido no café da manhã:

 

IMG_5245

 

Suco rico em fisetina:

Rendimento: 2 copos

Ingredientes:

6 morangos
1 copo de suco de laranja
1 maçã com a casca
1 colher (sobremesa) de linhaça

Modo de Preparo:

Higienize as frutas, corte-as em pedaços pequenos e bata no liquidificador com gelo. Sirva imediatamente.

Até breve!