Print Friendly

Olá pessoal!

Depois de quase dois longos anos afastada do Blog, eu voltei! Confesso que muitas vezes pensei em acabar com ele, pela falta de tempo para alimenta-lo. A chegada da minha neta juntamente com  a abertura do restaurante do meu filho  foi muito intenso na vida de todos nós, sobretudo na minha! Cedi uma parte da casa para o restaurante e de repente me vi, quase uma “sem teto”, espremida entre dois quartos e uma cozinha. Minha netinha, ainda bebê, vinha todos os dias pra cá e ficava até  de madrugada quando o restaurante fechava, por causa da mama. O pediatra dizia que se tirasse o peito, o prejuízo para ela seria maior que os transtornos dessa locomoção dela. O marido cuidava dela, para que trabalhássemos a noite. quando ela acordada a mãe corria pra amamentar e eu ficava com ela até que adormecesse novamente. E assim foram os primeiros 6 meses do restaurante.

Durante o dia eu ficava com Flora e fui fazendo a introdução alimentar dela. Quem me acompanha no Instagram certamente viu essa fase e quem tinha bebê me pedia para postar as receitinhas, pois juntamente com as dicas, estavam ajudando muito as mamães de primeira viagem. Hoje, a Flora está com um ano e sete meses e desde os doze meses come praticamente tudo o que é oferecido. No almoço, pratinho sempre colorido, com os mais variados legumes e verduras, grãos, todos os tipos de proteínas. Digo que ela vai do arroz com feijão e galinha guisada ao estinco de cordeiro com polenta trufada, com a mesma felicidade…rsss! Me orgulho de ter participado dessa fase importante da vida dela e ter feito um trabalho bem feito!

Mas, como tudo nessa vida passa, a pior fase também já passou! O restaurante vai de vento em poupa e já não exige a minha presença lá dentro. A Florinha cresceu, já dorme a noite toda e não fica todas as noite aqui comigo. Então, aos poucos estou organizando meu tempo e aqui estou!

E para comemorar esse retorno vou postar a receita de um risoto delicioso e nutritivo que fiz para o almoço, inclusive pode ser oferecido as crianças.

 

IMG_6883

 

RISOTO DE ESPINAFRE COM BRIE E CROCANTE D PARMA

Ingredientes

1 molho grande de espinafre

2 dentes de alho picadinhos

Azeite

1 cebola cortada em brunoise (bem picadinha)

150 ml  de vinho branco seco

2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli

1 litro e meio de caldo de legumes

150 g de queijo brie em cubos

10 fatias de presunto de parma

Modo de preparo

Comece preparando o purê de espinafre. Lave bem as folhas e higienize com solução apropriada…

IMG_6803

IMG_6809

Coloque um fio de azeite na frigideira e refogue o alho…

IMG_6814

Junte o espinafre e refogue até que ele murche…

IMG_6818

Transfira o espinafre para um bowl pequeno e passe o mixer até ficar um purê (você pode bater no liquidificador caso não tenha mixer). Reserve…

IMG_6824

IMG_6828

Preparando o crocante de parma

Forre um prato com papel toalha absorvente e arrume as fatias de parma. Como meu microondas é pré-histórico levou 1 minuto até que ficasse bem crocante. Fui colocando de 10 em 10 segundos e vendo o ponto. Quando completou 30 segundos, troquei o papel (pois já estava molhado com a gordura que soltou do  presunto)…

IMG_6870

Quando esfriar, quebre as fatias em pedacinhos pequenos e reserve.

Preparando o risoto

Numa panela, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola até ficar transparente…

IMG_6833

Junte o arroz e faça a tostatura…

IMG_6837

Junte o vinho (você também pode substituir por cachaça ou champanhe, caso deseje)…

IMG_6839

Deixe o álcool evaporar…

IMG_6841

Só então comece a juntar o caldo fervente. Coloque umas 3 conchas até que cubra o arroz. Você não precisa ficar mexendo o tempo todo. basta cuidar para não secar. A medida que o caldo for baixando, você vai colocando mais um pouco e experimentando para ver quando ele está “al dente” (com o centro meio durinho ainda)…

IMG_6849

Quando o o arroz estiver “al dente” (como se estivesse meio cru ainda), junte o purê de espinafre e misture bem. Caso seja necessário, junte mais um pouquinho de caldo…

IMG_6853

IMG_6857

Desligue o fogo e junte o queijo brie, mexa bem até que ele derreta…

IMG_6860

Junte a manteiga gelada e mexa bem para fazer a mantecatura. Ela que vai dar o brilho característico do risoto…

IMG_6863

Coloque o risoto no prato e rale um pouco de queijo grana padano por cima (você também pode usar um parmesão de boa qualidade, mas dê preferência sempre ao ralado na hora)…

IMG_6876

Coloque o crocante de parma por cima, decore a gosto e sirva imediatamente. Risoto é um prato que tem que sair do fogo para a mesa…

IMG_6879

IMG_6882

Algumas observações:

1 – Sempre dou preferência a usar um caldo caseiro e dou preferência ao de legumes (acho que não interfere no sabor, seja lá de que for o risoto).

2 – Como acordei com a decisão de retomar o blog hoje e minhas secretárias estão de folga e a geladeira praticamente vazia (só tinha o espinafre e 1 cebola), usei o caldo em pó da Sazón com 0% de gordura. Sempre tenho uma caixinha em casa e me quebra o maior galho nessa hora. Caldo pronto é mais salgado, e para resolver esse problema eu dissolvo o pacotinho numa quantidade maior de água, assim ele fica mais diluído. Nunca coloca sal no risoto quando uso o caldo pronto.

3 – Não sou encanada com o uso de caldo pronto, porque não é uma prática por aqui. Cozinha pra mim não é estresse…se não tem cão, caça com gato…como diz o ditado!

4 – Usei o queijo brie porque acho que ele combina bem com o parma, mas se você quiser pode testar com outro queijo (tipo o gouda, emmental ou Gruyère, desde que agrade ao seu paladar).

4 – Esse risoto é bem nutritivo e  rico em ferro, ótimo para ser oferecido as crianças. Rolou até um delivery de marmitinha para Florinha!

IMG_6886

É isso aí pessoal! Espero que tenham gostado da receita, pois foi feita com carinho e foi sucesso no almoço de hoje!

Até breve!