Print Friendly

Olá pessoal…

Na gastronomia o alho é utilizado de diversas formas, desde o seu consumo cru ou refogado (como tempero) até assado, servido como entrada ou acompanhamento de um pato principal. A culinária mediterrânea faz muito uso deste ingrediente, em conjunto com o tomate e a cebola, regados com bastante azeite de oliva.

Desde a antiguidade ele também é usado como remédio, devido a sua propriedade antimicrobiana. Possui alto valor nutricional e previne os resfriados (quem nunca recebeu a indicação de tomar um chazinho de limão com alho quando está resfriado?), dentre inúmeras doenças.

Com tantos benefícios, temos que diversificar o uso do alho na nossa cozinha e para isso vamos preparar um delicioso alho assado com gorgonzola. No forno, ele perde aquele sabor forte e se transforma num prato de sabor suave e adocicado. Até a minha netinha Flora, que tem 1 ano e 8 meses adorou. Primeiro ofereci um “dentinho” e ela sentiu o sabor dele puro, depois espalhei uns 2 num pedacinho de waffle de quinoa e ela comeu todo…e na hora do almoço, ainda coloquei 5 dentes no pratinho, junto com a comida e ela “papou” todinho…rsss!

 

IMG_7252

 

ALHO ASSADO COM GORGONZOLA

Ingredientes

6 cabeças de alho (procure as maiores)

1/2 xícara de azeite

1/2 xícara de vinho branco seco

1 xícara de caldo de legumes

1 xícara de gorgonzola esfarelado

1 colher de sopa me manteiga

pimenta do reino a gosto

Modo de preparo 

Retire as cascas dos dentes de alho (confesso que essa é a parte mais trabalhosa, mas dizem que se você deixar eles imersos na água por um tempo, elas soltam mais facilmente. eu não deixei!) e arrume-os num refratário…

IMG_7201

Espalhe a manteiga sobre eles…

IMG_7209

Acrescente o azeite (regando todo o alho)…

IMG_7211

Agora junte o vinho branco…

IMG_7212

Acrescente o caldo de legumes, mas reserve cerca de um dedo, caso você precise regar quando estiver no forno…

IMG_7213

IMG_7215

Tempere com pimenta do reino a gosto…

IMG_7214

Leve ao forno preaquecido em 180 gaus por aproximadamente 1 hora. Como cada forno varia de um para o outro, o melhor mesmo é você ficar de olho e juntar o restante do caldo, caso precise, para que a quantidade de molho se mantenha constante…

IMG_7381

Quando começar a ficar assado, retire do forno e coloque por cima o gorgonzola (caso precise junte mais um tiquinho de caldo) e leve ao forno novamente até que esteja derretido…

IMG_7235

Retire do forno e sirva como entrada, acompanhado de fatias de pão italiano, torradas ou waffle de quinoa…

IMG_7256

IMG_7263

IMG_7254

Esse alho também pode ser servido como acompanhamento de uma carne ou peixe e vai dar um sabor mais especial ao prato.

Beijoka e até mais!