Print Friendly

Definitivamente, comer é a melhor coisa da vida! Ainda mais quando a comida é “de verdade”, preparada com ingredientes frescos e o melhor…com o mínimo de trabalho! Assim foi nosso almoço. Juntei alguns ingredientes e em pouco mais de meia hora preparei uma deliciosa refeição.

Usei o salmão como proteína principal e investi em um belo lombo fresco (não use salmão congelado). Você pode substituir o salmão por qualquer outro peixe, inclusive o atum, fica uma delícia. O camarão também é opcional, mas se for usá-lo não esqueça de tirar as vísceras. Preparei um purê de mandioquinha (batata baroa), mas fica muito bom com purê de batata doce, ou mesmo essa raízes cozidas e cortadas em cubos. Essa receita serve muito bem duas pessoas.

 

IMG_8995

CEVICHE DESCONSTRUÍDO DE SALMÃO E CAMARÃO

Ingredientes

400 g de filé de salmão fresco (não use congelado)

300 g de camarão cozido

20 tomates cereja cortados ao meio

1/2 abacate cortado em fatias finas

1 limão siciliano

Azeite extra virgem

Para o purê de mandioquinha:

600 g de mandioquinha

1 colher de chá de manteiga

Sal a gosto

Para o Picles:

2 cebolas roxas

150 ml de água

150 ml de vinagre de maçã

80 g de açúcar

80 g de sal

2 cebolas roxas finamente fatiadas em juliene

Modo de preparo

Descasque as mandioquinhas e leve ao fogo até que estejam cozidas. Escorra a água e passe o mixer para fazer o purê (você também pode passa-las no espremedor de batatas). Tempere com sal e a manteiga, mexa bem para incorporar. Comece a arrumar o prato em que será servido o ceviche. Com uma colher ou com um saco de confeiteiro, faça umas bolas de purê e reserve…

IMG_9069

IMG_8983

IMG_9070

Prepare o Picles: em uma panela junte a água, o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao fogo, assim que começar a levantar fervura junte a cebola finamente fatiada…

IMG_8985

IMG_8989

IMG_8990

Deixe esfriar e coloque num pote hermético junto com o líquido do cozimento e leve a geladeira. Dura por vários dias…

IMG_9015

Corte o salmão em cubos, cozinhe o camarão, fatie o abacate, e corte os tomatinhos ao meio. Corte duas fatias de limão siciliano ao meio (formando 4 meias luas) para decorar e o restante esprema numa vasilha pequena, para preparar o molho. No prato que você colocou o purê de mandioquinha, comece a montar o restante do ceviche conforme a foto abaixo…

IMG_8991

Por cima moa um pouco de gergelim (você pode colocar inteiros)…

IMG_8992

Decore com brotinhos de coentro…

IMG_8993

Numa vasilhinha coloque o suco do limão siciliano, azeite, sal e um tiquinho de pimenta dedo de moça bem picadinha (sem sementes). Misture bem e coloque numa jarrinha ao lado do ceviche. ada um se serve a vontade com esse molhinho…

IMG_8997

IMG_9002

IMG_8999

Lembrando que todo os stories do preparo desse ceviche está nos destaques do Instagram @acozinhadacacau.

É só procurar lá se tiver alguma dúvida!

Bjokas e até a próxima